A IBJJF, federação internacional de Jiu-Jitsu, anunciou a atualização do livro de regras para as competições de 2024.
Um dos destaques das novas regras é a penalização por gestos obscenos, uma medida que amplia o espectro de comportamentos permitidos durante as competições. Essa mudança foi inspirada no episódio envolvendo Nicholas Meregali, que, após uma vitória, fez um gesto obsceno para o público, resultando em sua desclassificação. Caso essa regra estivesse em vigor na ocasião, a vitória de Meregali teria sido validada, mas ele seria desclassificado posteriormente, impossibilitando sua participação na final.
Ataques por Leg Locks para competidores das faixas marrom e preta, adulto e master, foram flexibilizados. Contudo, é necessário respeitar as normas vigentes quando a perna estiver cruzada. Além disso, a 50/50 de lapela resultará em punição se uma raspagem não ocorrer no movimento de guarda, independentemente da intenção de ataque.
A IBJJF também reforçou a importância da apresentação correta dos kimonos, incluindo medidas específicas e a proibição de maquiagem carregada e tinturas de cabelo que possam sujar o kimono do oponente, práticas passíveis de desclassificação.
Vale ressaltar que, no dia 05 de janeiro, o professor e árbitro Samuel Lira vai fazer um vídeo sobre as novas regras da IBJJF, compartilhando informações de primeira mão.. Fique ligado em nossas redes sociais para mais atualizações.
Comentários